Podemos usar tenecteplase em pacientes com acidentes vascular encefálico?

Estudo publicado recentemente comparou o uso da alteplase versus tenecteplase (TNK) em pacientes com acidente vascular encefálico (AVE) 다운로드. Apesar de ser o medicamento de escolha em pacientes com AVE, a alteplase apresenta índice de reperfusão menor que 10%.

Dessa forma, foi desenvolvido um estudo na Austrália e Nova Zelândia de não inferioridade da TNK em relação à alteplase na reperfusão de grandes vasos em AVE 디아블로2 싱글 다운로드. O desenho do estudo foi multicêntrico, randomizado, prospectivo e duplo-cego. Incluiu 202 pacientes elegíveis para trombólise e para trombectomia endovascular 다운로드. A dose de TNK foi de 0,25 mg/kg (máximo 25 mg) em bolus versus alteplase 0,9 mg/kg (máximo 90 mg) em 1 hora. O desfecho primário foi reperfusão do vaso pela angiografia 지기구조 다운로드. Desfechos de segurança e sequela neurológica foram avaliados como secundários.

O índice de reperfusão com a TNK foi de 22% versus 10% com alteplase (p = 0,02) 다운로드. Além disso, pacientes tratados com TNK tiverem melhor padrão de recuperação neurológica após 90 dias. Não foram observadas diferenças em relação à mortalidade e sangramentos 다운로드.

Este estudo traz uma nova possibilidade para pacientes com AVE. O uso de TNK é mais simples por ser em bolus e pode facilitar a aplicação de protocolos de tratamento de AVE em diferentes serviços 영어 찬송가 다운로드. No entanto, isso ainda não está validado em diretriz. Lembramos que se trata de um estudo de não-inferioridade, com inclusão de apenas 13% dos pacientes incialmente avaliados e com desfecho comente de reperfusão e não mortalidade 다운로드.

Referência: CampbelBCV, et al. NEJM,2018:378;17.

 

Autor: Alexandre de Matos Soeiro

Deixar um comentário

Navigate